![]() |
Lupa Filmes / Divulgação |
O longa tem como cenário um dos casarões caindo aos pedaços do Rio de Janeiro, estes que são palco de diversas teorias na cidade. Ana (Marjorie Estiano) é uma bombeira que acaba de voltar a ativa após dois meses de licença depois de uma crise traumática, no seu primeiro dia de volta ela e sua equipe recebem uma chamada para um casarão misterioso e o que deveria ser uma operação de resgate comum acaba se tornando uma experiência aterrorizante.
A história do filme é para além disso, na verdade o que está em jogo aqui são os traumas e os dilemas familiares da protagonista, que viveu uma experiência traumática com sua mãe, interpretada por Chandelly Braz.
Desde os primeiros minutos, fica implícito que há algo cósmico e que o sobrenatural parece estar nas entrelinhas e a qualquer momento tomaria conta da tela, o problema é que quando se revela o sentimento é que o filme perdeu um pouco do que o tornou único.
O pano de fundo já aterroriza por si só, o temporal no qual o filme escolheu abordar foi responsável por dezenas de mortes, e somado a uma questão peculiar e bastante única, um casarão abandonado em São Cristóvão que surpreendente é um lar de repouso sem nenhuma estrutura e seus moradores não são nada simpáticos, já demonstram que estamos diante de algo inédito e bastante curioso.
Mas como disse, esse é apenas o pano de fundo. Os primeiros minutos sessenta, em que os mistérios deste casamento ainda estão sendo explorados, são muito bem construídos. Na minha percepção acho até que o filme conseguiria sustentar muito bem a sua mensagem sem inserir o sobrenatural, pois é nesse momento que eu senti que o filme perde um pouco.
O sobrenatural entra em cena para expor a mensagem que o criador quer passar, mas sua mensagem foca exclusivamente nos conflitos internos da protagonista, que é excelentemente executado, sendo o ponto alto do filme, entretanto ele abandona a situação externa e particular da obra para cair um pouco nas situações genéricas do gênero.
Acredito ser intencional essa decisão, sem dúvidas o filme é bastante sólido e parece saber bem para onde ir, entretanto eu fiquei curioso tanto pelo drama da protagonista quanto pela situação em que ela estava.
Além disso, convém mencionar que senti falta de uma legenda nas cenas que aparece o personagem que fala castelhano, ele é bastante importante para a narrativa e mesmo que seja uma língua próxima, é comum a dificuldade de compreender em totalidade o que ele quer dizer.
Mas no geral é um ótimo filme, a Marjorie faz um excelente trabalho como de costume e esse diretor é um nome para ficar de olho. Temos aqui mais um grande filme para a nossa coleção do terror nacional.
Abraço de Mãe está disponível na Netflix.