Relançamento de "Iracema - Uma Transa Amazônica" resgata obra histórica do cinema brasileiro
![]() |
Divulgação |
Em meio à crescente onda de relançamentos, Iracema – Uma Transa Amazônica (1976) volta às telas. Dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna, o longa mescla elementos de documentário e ficção para retratar o encontro entre uma jovem indígena e um caminhoneiro, encanto pelo suposto progresso da Transamazônica.
À medida que a relação entre os personagens se desenvolve, as imagens em 16 mm revelam aspectos sombrios do chamado "milagre econômico". O filme documenta, em tempo real, o desmatamento da floresta, a grilagem de terras, a exploração sexual e outras formas de violência institucionalizadas sob o pretexto do progresso. Com isso, a nova restauração não apenas resgata a força estética da obra, como também reforça sua relevância como registro histórico.
Protagonizado por Edna de Cássia, o filme foi restaurado na Alemanha, em um processo coordenado tecnicamente por Alice de Andrade, com o apoio do Centro Técnico Audiovisual (CTAV), do projeto Mnemosine, do Instituto Moreira Salles (IMS), da PUC-Rio, do Instituto Guimarães Rosa e da Cinemateca Brasileira.
![]() |
Divulgação |
Presente na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, elaborada em 2015 pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Iracema – Uma Transa Amazônica acumula importantes reconhecimentos ao longo de seus quase 50 anos de história. Entre eles, destacam-se os quatro troféus recebidos no Festival de Brasília de 1980. Recentemente, o filme também integrou a programação do Festival do Rio e do Festival de Berlim.
Com distribuição da Gullane+, o longa estreia em salas de cinema de 13 estados do país. A obra, que foi censurada durante a Ditadura Militar, retorna agora ao circuito depois de 5 décadas.
Veja onde assistir:
NORTE
Belém (PA)
Cine Líbero Luxardo – Nazaré
Manaus (AM)
Cine Casarão – Centro
NORDESTE
Recife (PE)
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
Salvador (BA)
Cine Glauber Rocha – Centro
Maceió (AL)
Centro Cultural Arte Pajuçara
Aracaju (SE)
Cine Walmir Almeida – Centro
Fortaleza (CE)
Cine Dragão do Mar
SUDESTE
São Paulo (SP)
Espaço Petrobras de Cinema – Rua Augusta
CineSala – Pinheiros
Reserva Cultural – Bela Vista
Instituto Moreira Salles – Av. Paulista
Cinesystem Belas Artes – Frei Caneca
Rio de Janeiro (RJ)
Estação NET Rio – Botafogo
Belo Horizonte (MG)
Una Cine Belas Artes – Lourdes
Minas Tênis Clube
Poços de Caldas (MG)
Instituto Moreira Salles
SUL
Porto Alegre (RS)
Cinemateca Paulo Amorim
Curitiba (PR)
Cine Ritz / Cine Passeio
CENTRO-OESTE
Brasília (DF)
Cine Cultura Liberty Mall